Igreja

 

Nossas Origens
 
Qualquer historiador que queira traçar a origem das Assembléias de Deus no Brasil terá que necessariamente  voltar-se para o início do século e deter-se na citadíssima Rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. 
 
                                                                                 
                                                Rua Azusa, Los Angeles, CA - EUA                                                                  Batismo em Águas, 1920 - Rua Azusa
 
Este foi o berço do avivamento pentecostal da atualidade. O movimento logo se espalhou pela América do Norte, atingindo dois jovens que haviam emigrado da Suécia: Daniel Berg e Gunnar Vingren.
 
                                                                                          
                                                         Pr Daniel Berg e Família                                                                                       Pr Gunnar Vingren e Família
 
Após se conhecerem em uma Convenção Pentecostal em Chicago, os dois operários suecos receberam de Deus uma chamada especial para disseminarem as boas novas do Evangelho em terras brasileiras.
 
Partiram de New York a bordo do navio Clement e, após duas semanas de viagem, chegaram em Belém do Pará, precisamente no dia 19 de novembro de 1910.
 
Por um breve período congregaram-se com a comunidade batista de Belém, até que suas idéias pentecostais entraram em choque com a doutrina tradicional da igreja hospedeira. Foi assim que, no dia 18 de junho de 1911,os missionários Daniel e Gunnar, fundaram, à rua Siqueira Mendes nº 67, na cidade de Belém do Pará, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil.
 
Não há dúvidas de que o termo Assembléia de Deus está ligado às igrejas que nos Estados Unidos da América professavam a mesma doutrina pentecostal. Sobre isso, o irmão Manoel Rodrigues, um dos pioneiros de Belém do Pará, assim relata:
 - "Estou perfeitamente lembrado da primeira vez que se tocou neste assunto. Tínhamos saído de um culto na Vila Coroa(...). O irmão Vingren perguntou-nos que nome deveria dar-se à igreja, explicando que na América do Norte usavam o termo Assembléia de Deus ou Igreja Pentecostal. Todos os presentes concordaram que deveria ser Assembléia de Deus. Em 11 de janeiro de 1918 a denominação foi registrada oficialmente como pessoa jurídica com o nome Assembléia de Deus" (1).
 
Tendo Belém do Pará como uma espécie de quartel general, os dois líderes começaram a pregar e a enviar outros obreiros para diferentes lugares do país, iniciando pela região amazônica e avançando para o sul.

 

Fonte: História da Assembléia de Deus em Belém, 2ª Ed., 1986 - P.15

 

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br